Apóstolo Paulo x Leandro Karnal

Paulo, o Apóstolo, bem salientou que o “homem carnal não consegue compreender as questões espirituais”.

 

O historiador Leandro Karnal, conseguiu apresentar uma versão manipuladora, regada a sarcasmo, de alguém que ignora os conceitos básicos do cristianismo no seu comentário acerca do Apóstolo Paulo (https://www.youtube.com/watch?v=papXf26qbGw&list=PLKTlKe_mzr1gJLIDk-RNrPYNdJXcZ_oj3).

 

Suas reflexões, fundamentadas em ironias com fundo de retórica destituída de elementos históricos razoáveis, onde proposições do apóstolo são flagrantemente distorcidas, visam unicamente manipular uma plateia acéfala, no que tange a verdade anunciada nas epístolas paulinas.

 

O palestrante comenta sobre a fé de Paulo, sem fazer menção do conteúdo da pregação do apóstolo, ignorando questões básicas da soteriologia paulina.

 

Karnal, que parece desconhecer o conteúdo doutrinário das epístolas escritas por Paulo, faz comentários históricos construídos dentro de uma visão que demonstra que o seu intuito é continuar manipulando construção de pensamentos ao propagar, com voz mansa, sua total ignorância acerca do evangelho.

 

Aliás, Karnal, pelo que ficou demonstrado em suas palavras, não sabe o que é evangelho, não compreende o propósito divino revelado na doutrina soteriológica apresentada por Paulo, desconhece ainda o que seria o processo de Justificação, Regeneração, Santidade e Glorificação, ensinados pelo Apóstolo, jamais ouviu falar de cosmovisão cristã atrelada ao conhecimento da depravação total humana e os reflexos do pecado, ignora os atributos de Deus, mencionados por Paulo em diversas epístolas, e ainda, por conhecer alguns aspectos históricos da vida do Apóstolo, sentiu-se no direito de arquitetar pensamentos que não correspondem efetivamente ao conteúdo do evangelho anunciado na Bíblia.

 

Poderíamos ainda indagar o historiador acerca do seu grau de conhecimento no que tange ao posicionamento de Paulo em relação aos judeus prosélitos e ainda, o que significaria o mistério de Deus escondido em Cristo, que o apóstolo cita no livro endereçado aos Colossenses, e por derradeiro, poderíamos perquirir o ilustre historiador acerca de qual posicionamento escatológico Paulo defende na carta escrita aos Tessalonicenses.

 

Pois bem, talvez o historiador não tenha entendido que a missão de Paulo estava atrelada a sistematização da eclesiologia, e que a sua missão não consistia em palavras, mas em demonstração de virtude, ao menos para aqueles que, por intermédio de sua intervenção, puderam conhecer o poder do amor, tal como ocorrera com Eutico.

 

Cumpre assinalar nestas últimas linhas que o subscritor deste pequeno texto, não é um pós graduado da vida de Paulo, sendo tão somente um leitor atento ao que o apóstolo humildemente escreveu, todavia, o respeitado historiador Leandro Karnal, ao opinar sobre Paulo, procedeu de forma diferente da maioria de seus comentários políticos, históricos e sociológicos, propagados por diversos meios de comunicação que o historiador participa.

 

A frase mencionada pelo historiador  “Tudo posso naquele que me fortalece” teve o seu sentido adulterado.

 

Citar essa frase, fora do contexto histórico do livro escrito aos Filipenses, demonstra que o historiador teve o intuito de expressar o seu ateísmo, utilizando-se indevidamente do escrito de Paulo.

 

Todo cidadão tem o direito de promover suas ideias da melhor forma que achar possível, todavia, ao utilizar fragmentos históricos distorcidos da vida do apóstolo, o historiador foi desonesto intelectualmente, pois manipulou informações da vida de Paulo, desconstruindo e desconsiderando o conteúdo da doutrina soteriológica e escatológica inserta nas epístolas do mencionado Apóstolo.

 

Johnnynconformado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s